Avaliação de Risco Ecológico (ARE) é um procedimento de investigação que deve ser executado quando um determinado empreendimento ou local apresentar risco de degradação ambiental à fauna ou flora. Essa avaliação estabelece critérios para a tomada de decisão e gestão de todos os problemas encontrados.
Primeiramente, é feita a formulação do problema, análise e caracterização detalhada dos riscos ambientais. Se a ARE for realizada antes da implantação do empreendimento em questão, é chamada de prospectiva ou preventiva e avalia todos os possíveis impactos de um determinado empreendimento, antes que aconteçam.
Se a ARE for realizada com o empreendimento já em operação, é denominada retrospectiva
ou corretiva, como na avaliação de áreas contaminadas. Inicialmente devem ser levantados todos os estressores (químicos, físicos ou biológicos) que podem afetar ou já estão afetando o meio, tais como substâncias químicas, inorgânicas (metais, metalóides, nutrientes, etc), ou orgânicas (agrotóxicos, HPAs, PCBs, dioxinas e furanos, compostos organoclorados, medicamentos, etc), e em concentrações que possam causar efeitos adversos ao ambiente. Os estressores devem ser avaliados quanto aos seus potenciais de toxicidade, biodisponibilidade, bioacumulação, biomagnificação, mobilidade e transformação no ambiente.
A ECP Consultoria Ambiental tem 34 anos de experiência em avaliação de risco ecológico de empreendimentos dos mais diferentes portes e áreas de atuação. Solicite agora um orçamento, fale conosco!
Para você que busca por avaliação de risco ecológico, surpreenda-se com a E.C.P.. Converse com nosso time hoje e encontre a empresa que cresce mais e mais a cada ano.
avaliação de risco ecológico
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende